AGORA ESTAMOS EM UM NOVO ENDEREÇO

AGORA ESTAMOS EM UM NOVO ENDEREÇO
ESTAMOS EM NOVO ENDEREÇO CLIK NA IMAGEM ACIMA E ACESSE O NOSSO NOVO SITE

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Royalties: veto foi ruim para o Maranhão, mas pode ser pior…

O deputado estadual e líder da Oposição na Assembleia Legislativa, Marcelo Tavares (PSB), fez uma observação pertinente e que estava passando despercebido por muitos. O Maranhão deverá ser o Estado mais prejudicado com a decisão tomada pela presidenta Dilma Rousseff na última sexta-feira (30), com relação ao veto do Projeto de Lei que estabelece uma nova divisão dos royalties do petróleo.
O veto da presidenta foi parcial, Dilma Rousseff vetou o artigo do Projeto de Lei que desejaria estabelecer uma nova divisão para os contratos vigentes, mas aceitou que daqui para frente os contratos novos serão divididos igualitariamente e é exatamente aí que mora o perigo para o Maranhão.
Recentemente a OGX afirmou ao Governo do Maranhão a existência de petróleo, pronto para prospecção, em três dos cinco blocos que a empresa tem licença para explorar na Bacia do Pará-Maranhão. Ou seja, caso isso seja confirmado, esse petróleo será dividido igualitariamente e o Maranhão como “Estado produtor” não terá mais nenhuma vantagem.
“Para o Maranhão ficou o pior dos mundos, o pior. O Maranhão não vai ter direito aos royalties dos contratos vigentes, praticamente a totalidade. E aí o que é pior: todos os dias a gente lê na imprensa que na bacia sedimentar do Maranhão, nós provavelmente teremos, em muito pouco tempo, a descoberta do petróleo, mas o Maranhão não vai ter direito aos royalties como o Rio de Janeiro tem hoje, porque são contratos que ainda serão feitos. Então, não ganhamos agora e, se amanhã descobrirem petróleo no Maranhão, não ganharemos de novo. Então foi horrível, horrível”, lembrou acertadamente o deputado Marcelo Tavares.
E ainda teve alguns que achavam que não tinha como piorar essa questão dos royalties, mas infelizmente tem e a possibilidade é real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seus comentários aqui, ou envie para ezequiasholanda@hotmail.com